uma comunidade provisória e ativa

BALDESSARI, John. I Will Not Make Any More Boring Art (wallpaper), 2000/2015. Vinyl. (1931-2020) MOCA

“Nessas circunstâncias, a verdadeira atividade literária não pode ter a pretensão de desenrolar-se dentro de molduras literárias – isso, pelo contrário, é a expressão usual de sua infertilidade. A atuação literária significativa só pode instituir-se em rigorosa alternância de agir e escrever; tem de cultivar as formas modestas, que correspondem melhor a sua influência em comunidades ativas que o pretensioso gesto universal do livro, em folhas volantes, brochuras, artigos de jornal e cartazes. Só essa linguagem de prontidão mostra-se atuante à altura do momento.”

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única.
São Paulo, Brasiliense, 1987.

Em consonância com o que disse Walter Benjamin quase um século atrás, nosso curso se interessa pela alternância de agir e escrever, e pelas formas modestas: não o romance ou o poema, mas o manual de instruções e o relato de experiências; não o livro, mas o blog e o instagram; uma linguagem de prontidão. E se interessa pela criação coletiva, o que é indissociável da criação desse mesmo coletivo. Nesse sentido, o curso afigura-se também como oficina de criação de uma comunidade, provisória e ativa, um grupo de trabalho, mas sem os padecimentos do trabalho.

Quem não está inscrito no curso, mas quer embarcar na proposta e compor o coletivo de criação, basta acompanhar as postagens do blog e do instagram (@roteirosminimos) e fazer os exercícios propostos, enviando-nos para publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: