Que livros te dão esperança?

“[O] desejo amoroso se dispersa entre vários sujeitos, permitindo que cada um tenha a sua chance, pois se estivéssemos todos apaixonados pelo mesmo ser, que suplício – para nós e para ele! O mesmo ocorre com os livros e os fragmentos de livro: há uma Disseminação do Desejo, e é nesta medida que há apelo e chance de procriação de outros livros: meu desejo de escrever vem, não da leitura em si, mas de leituras particulares, tópicas: a Tópica do meu Desejo – como num encontro amoroso: o que define o Encontro? A Esperança. Do encontro com alguns livros, nasce a Esperança de Escrever”.

BARTHES, Roland. A preparação do romance II. Trad. Leyla Perrone-Moisés.
São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Na performance Ir y volver (2019), a artista Marilá Dardot escreve com água, em um muro, o verso “A la esperanza vuelvo”, da poeta cubana Carilda Oliver Labra. Quando termina de escrever a última letra, as primeiras já se apagaram e é preciso reescrever novamente o verso, voltar repetidas vezes à esperança.

Assim também fazemos com os livros que nos inspiram e que amamos. De vez em quando precisamos voltar a eles, como quem volta à esperança. Mas esperança no sentido proposto por Paulo Freire:

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”

Bora se juntar pra fazer (ler, escrever, viver) de outro modo?

Quem não está inscrito no curso, mas quer embarcar na proposta e compor o coletivo de criação, basta acompanhar as postagens do blog e do instagram (@roteirosminimos) e fazer os exercícios propostos, enviando-nos para publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: