A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro Na minha pele, de Lázaro Ramos.

Separei fotos de duas bonecas, uma negra e uma branca, e fiz perguntas: "Qual é a boneca negra e qual é a branca?", "Qual é a boneca mais bonita?", "Qual boneca é má?", "Qual boneca parece com você?". Entrevistei duas crianças, em momentos diferentes. Me aproximei da Maria e perguntei se poderia me ajudar com um exercício. O mesmo fiz com João. Prontamente obtive atenção para minha atividade. Por alguns minutos, a televisão perdeu sua audiência e pude iniciar a apresentação das fotos. Mostrei as imagens para Maria: “boneca de pano!” Identificou a branca e a negra apontando para cada imagem. Seguimos, e a resposta foi de imediato: “A mais bonita? Sem dúvida a negra! A outra é muito pálida!". A boneca má disse ser a branca pois "é sem graça". E a boneca parecida também a branca, porém, frisa que “bem mais pálida e com cabelo diferente”. João foi mais desconfiado: "isso é uma pegadinha?" Expliquei que não, se tratava de uma atividade importante pra mim. Respondeu afirmando a característica de cada uma. A mais bonita? Parou. Pensou. E falou: "não quero parecer assim... mas a mais bonita é a branca". A má? A resposta foi a branca pois “os olhos são quase vermelhos”. A que se parecia com ele, “a branca, mas teria que cortar os cabelos e mudar a cor dos cabelos e colocar uma roupa masculina”.
Quem não está inscrito no curso, mas quer embarcar na proposta e compor o coletivo de criação, basta acompanhar as postagens do blog e do Instagram (@roteirosminimos) e fazer os exercícios propostos, enviando-nos para publicação.