A data estava perdida, desfazendo a linearidade do antes e do depois

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro 1Q84 - Livro I, de Haruki Murakami.


ANDUJAR, Claudia. A Sônia. São Paulo, 1971.

“Quando foi que isso aconteceu?”, 1989, 1993, 2018, Aomane tentou se lembrar, mas a data estava perdida, desfazendo a linearidade do antes e do depois. Aomame e Tamaki estavam deitadas na mesma cama. Aomane tinha cinquenta anos e Tamaki vinte e três. Há cinco meses ou há três anos Tamaki tentava um encontro. Elas tomaram um banho quente no pequeno quarto do motel onde haviam ido a pé. No começo Aomane, que não se lembrava de ter estado antes com uma mulher, deslizava as pontas dos dedos no corpo jovem de Tamaki. “Agora estamos em setembro de 2021. Eu nasci em 1968”; disso Aomane se lembra. Mas sua memória não guarda há quanto tempo Tamaki dorme ao seu lado. Aquele encontro no motel não havia sido o primeiro. No entanto, do anterior nenhuma das duas se lembrava. Haviam bebido a noite toda, talvez para tomar coragem, o que as fez esquecer completamente o que havia acontecido. O encontro no motel era 2018. No entanto, a data gravada em sua mente rapidamente se dispersava. Aomane sentiu uma corrente elétrica atravessar o corpo. As duas tiraram as camisetas, as calcinhas e ficaram nuas. Espontaneamente começaram a examinar os detalhes do corpo uma da outra. Observaram, tocaram, apalparam, beijaram e lamberam.


Quem não está inscrito no curso, mas quer embarcar na proposta e compor o coletivo de criação, basta acompanhar as postagens do blog e do Instagram (@roteirosminimos) e fazer os exercícios propostos, enviando-nos para publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: