laboratório

Instruções à (ao) sósia

Diretrizes para o décimo exercício Suponha que seu dia de amanhã será vivido por sua (seu) sósia, e não por você. Durante 24 horas sua (seu) sósia estará em seu lugar – em casa, no trabalho, na praia, onde quer que você pretendesse ir. Escreva instruções à (ao) sósia para que ninguém perceba a substituição,…

leia mais

Instruções para ouvir música – procedimentos seguidos e resultados alcançados

A nona proposta de exercício do curso foi escolher uma das instruções para ouvir música e colocá-la em prática, seguindo o passo a passo. Leia abaixo os procedimentos seguidos e os resultados alcançados: Escolha a sua Se não conheço a música mas te conheço, continuo ou danço? É fácil chorar hoje. Na janela a neblina respira…

leia mais

Instruções para ouvir música – passo a passo

A oitava proposta de exercício do curso foi escolher uma música e escrever instruções sobre como ouvi-la. Leia abaixo algumas dessas instruções. Aproveite para fazer a nona proposta de exercício: escolher uma das instruções para ouvir música, colocá-la em prática seguindo o passo a passo, e escrever um relato sobre os procedimentos seguidos e os resultados…

leia mais

Instruções para ouvir música

Diretrizes para o oitavo exercício Escolha uma música. Escreva instruções detalhadas sobre como ouvi-la: no fone de ouvido, na caixa de som, em casa, na rua, no escuro, debaixo do sol, sozinha, com alguém, deitada ao chão, de pé, imóvel, em movimento, meditando, dançando, cantando, pulando, descabelando-se. As instruções devem permitir uma experiência guiada ao…

leia mais

Instruções para fazer arte – procedimentos seguidos e resultados alcançados

A sétima proposta de exercício do curso foi escrever uma foi escolher uma das instruções para fazer arte e colocá-la em prática, seguindo o passo a passo. Leia abaixo os procedimentos seguidos e os resultados alcançados: A primeira deslocada sou eu [Os três deslocados] Depois de uma noite de chope desabei. Acordei e fiz um café forte…

leia mais

Instruções para fazer arte – passo a passo

A sexta proposta de exercício do curso foi escrever uma instrução para a criação de uma obra de arte.Leia abaixo algumas dessas instruções. Aproveite para fazer a sétima proposta de exercício: escolher uma das instruções para fazer arte, colocá-la em prática seguindo o passo a passo, e escrever um relato sobre os procedimentos seguidos e os…

leia mais

Instruções para fazer arte

Diretrizes para o sexto exercício Escreva instruções para a criação de uma obra de arte: poesia, pintura, fotografia, escultura, dança, música, filme, performance, evento, objeto, comportamento etc. Imagine que a obra possa ser feita com materiais ordinários e cotidianos, por pessoas sem habilidades técnicas específicas da arte escolhida. Aliás, abandone a ideia de especificidade das…

leia mais

Trazendo o acaso para casa – passo a passo

A quarta proposta de exercício do curso foi escrever uma instrução para provocar o acaso em casa.Leia abaixo algumas dessas instruções. Aproveite para fazer a quinta proposta de exercício: escolher uma das instruções para provocar o acaso, colocá-la em prática seguindo o passo a passo, e escrever um relato sobre os procedimentos seguidos e os resultados…

leia mais

Trazendo o acaso para casa

Diretrizes para o quarto exercício Faça o acaso irromper na casa de alguém num certo dia. Você pode, por exemplo, dar instruções para um lance de dados (que, como sabemos, jamais abole o acaso), um cara ou coroa, a escolha de uma carta do baralho, um sorteio de papeizinhos etc. E informar algo do tipo:…

leia mais

A arte de viver a vida cotidiana – procedimentos seguidos e resultados alcançados

A terceira proposta de exercício do curso foi escolher uma instrução sobre um objeto cotidiano e pô-la em prática. Leia abaixo os procedimentos seguidos e os resultados alcançados: Instruções para abrir uma porta De pé na sala, olhei ao redor, procurando a porta. Certamente era aquele grande painel com alguns objetos incrustados do lado esquerdo,…

leia mais

A arte de viver a vida cotidiana – passo a passo

A segunda proposta de exercício do curso foi escolher um objeto cotidiano e doméstico e escrever uma instrução sobre como usá-lo. Leia abaixo algumas dessas instruções. Aproveite para fazer a terceira proposta de exercício: escolher uma das instruções sobre como usar um objeto, colocá-la em prática seguindo o passo a passo, e escrever um relato sobre…

leia mais

A data estava perdida, desfazendo a linearidade do antes e do depois

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro 1Q84 – Livro I, de Haruki Murakami. “Quando foi que isso aconteceu?”, 1989, 1993, 2018, Aomane…

leia mais

Entalhes cuidadosos e precisos, sulcos impenetráveis e doídos

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro A Casa do Califa: um ano em Casablanca, de Tahir Shah. FIM DO RAMADAN NA MESQUITA.…

leia mais

O caminho do acaso

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Inicialmente, após a aula, pensei nesse texto. Mas…

leia mais

Separei fotos de duas bonecas

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro Na minha pele, de Lázaro Ramos. Separei fotos de duas bonecas, uma negra e uma branca,…

leia mais

O naufrágio do inseto

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro O livro das comunidades, de Maria Gabriela Llansol. ao repousar minhas mãos no bordado, pude afundar…

leia mais

Carrego na boca um papel e um lápis

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do ensaio “A vida e o romancista”, de Virginia Woolf. São 2h15 da madrugada de um sábado. Com…

leia mais

Ela diante do deserto das águas

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do livro As ondas, de Virginia Woolf. No restaurante peço um vinho e aguardo ela chegar (… ela…

leia mais

Um mar em seus olhos

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir do conto “As águas do mundo”, de Clarice Lispector. Um mar em seus olhos. O que há depois da linha do…

leia mais

Alívio é poder ser salva, mais uma vez, pelo ato gratuito

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir do conto “Ato gratuito”, de Clarice Lispector. Dizem que, para qualquer enfermidade, do corpo ou da alma, o repouso é o…

leia mais

A arte de viver a vida cotidiana

Diretrizes para o segundo exercício Escolha um objeto cotidiano e doméstico, daqueles que estão presentes em todas as casas e que usamos todos os dias (uma colher, uma cadeira, uma porta etc.). Escreva uma instrução sobre como usá-lo. Você pode instruir sobre o seu modo de usar corriqueiro ou inventar novos usos para ele. Se escolher por sua utilidade mais usual, não deixe de…

leia mais

Amor Amém

A primeira proposta de exercício do curso foi: escolher uma página de um dos seus contos ou romances preferidos, transcrevê-la, vivê-la, reescrevê-la a partir do vivido. Leia abaixo uma dessas reescritas, realizada a partir de um trecho do conto “Kadosh”, de Hilda Hilst. “[U]ma noite eu lia sobre as estruturas políticas, o corno das ditaduras…

leia mais

Escrever a leitura, viver a leitura: o salto da literatura para a vida

Diretrizes para o primeiro exercício Transcreva, palavra por palavra, a página de um dos seus contos ou romances preferidos [Lembre-se do que diz Benjamin sobre a diferença entre sobrevoar e caminhar: sobrevoar é ler; caminhar é transcrever]. Transcrever o texto já é vivê-lo de algum modo, mas você quer vivê-lo mais intensamente, embora sutilmente [Lembre-se…

leia mais