
Apresentação
O blog destina-se a divulgar as propostas de exercício de escrita e as produções textuais desenvolvidas no âmbito do curso de extensão “Escrever para viver: roteiros mínimos para deslocamentos sutis”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unirio e ministrado pela professora Carla Miguelote entre os dias 16 de setembro e 25 de novembro de 2021.
Trata-se de um convite, a um público mais amplo, a participar indiretamente do curso, lendo os textos criados e fazendo os exercícios propostos, que podem ser enviados para nosso e-mail (roteirosminimos@gmail.com) e publicados aqui também.
OBJETIVO
Dar o salto da literatura para a vida
Discutir relações entre arte, vida e literatura. Traçar um breve histórico da arte de instruções. Ler e analisar textos literários com sequências injuntivas. Praticar exercícios de escrita injuntiva e relatos de experiência. Promover deslocamentos do cotidiano a partir da escrita.
JUSTIFICATIVA
A vida [na pandemia] tá muito chata
A pobreza da vida cotidiana se agravou com a pandemia de covid-19 e as necessárias medidas de distanciamento social. A restrição da circulação pelas ruas e espaços públicos, lugares de encontro com o acaso, o imprevisto e o fora de cálculo, impôs a clausura do espaço doméstico, com um consequente enrijecimento da rotina. Nesse sentido, o curso propõe a invenção de dispositivos para experienciar o cotidiano de modos renovados a partir da literatura.
METODOLOGIA
Piração coletiva para criar dispositivos literários a fim de tornar a vida mais interessante que a literatura
Encontros quinzenais em plataforma de videoconferência: aulas expositivas, leitura e análise de textos literários, debates a partir de leituras sugeridas. Exercícios de escrita semanais com acompanhamento coletivo em aula.